Sobre o autor
 Marco Antonio Huaco Palomino obteve o título de Advogado pela Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, com a defensa da Tese "A Liberdade Religiosa como Princípio e como Direito na Ordem Jurídica peruana. Análise comparada e perspectivas", depois de 4 anos de pesquisas e aprovada pelo Júri com qualificação 18/20 e recomendação oficial de publicação (*). Sua Tese foi publicada parcialmente como livro pelo Fundo Editorial da Universidade de San Marcos e recompensada com o primeiro lugar do prestigioso "Prémio François Bourricaud ao Jovem Pesquisador das Ciências Humanas e Sociais” (2007) organizado pela Embaixada da França no Peru, pela Assembléia Nacional de Reitores e o Conselho Nacional de Ciência e de Tecnologia e patrocinada por instituições acadêmicas franco-peruanas e francesas; concursos que recompensa a melhor tese universitária de graduação ou pós-graduação a nível nacional. Ha concluído estudos de Mestrado em Ciências Sociais de lãs Religiões no la Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional Mayor de San Marcos.
Como líder universitário e ativista político ao longo da convulsionada década de 90, conduziu então – desde a Presidência da Federação de Uniões dos Estudantes de San Marcos e o Secretariado Geral do Centro Federado da Faculdade de Direito – a oposição estudantil de San Marcos contra a ditadura nascente fuji-montesinista, o que lhe custou uma perseguição política pelas autoridades impostas pela ditadura.
Ao final de sua carreira universitária reencontrou-se com as suas raízes cristãs e deixando a sua filiação ideológica marxista passou a fazer parte da "Igreja Adventista do Sétimo Dia", o que fez sem renunciar ao seu interesse por assuntos públicos. Devido à sua trajetória pessoal específica interessa-se especialmente por assegurar as garantias plenas para o exercício das liberdades de pensamento, de consciência e de religião no âmbito do Estado plenamente laico e democrático.
Convencido da função crítica que lhe corresponde como jurista, além de posições confortáveis ou politicamente corretas ele tem publicado livros sobre o tema (lea el ultimo), diversos artigos de opinião e pesquisas nas quais propõe uma perspectiva aconfessional e laica sobre as matérias controversas dos direitos sexuais e reprodutivos, da liberdade religiosa e as relações entre os grupos religiosos e o Estado chegando a apresentar na qualidade de cidadão uma proposta sobre a Laicidade do Estado publicada na Página Web do Congresso da República no âmbito do debate constitucional do ano 2002. Isso valeu-lhe alguns ataques de associações fundamentalistas e sectárias opostas ao estabelecimento de um modelo de Estado Laico não-discriminatório.
Como advogado, foi conselheiro legal da Agência Adventista de Desenvolvimento (ADRA- Peru), ensinando na Universidade Adventista União Peruana e tem aconselhado diversos casos de direitos humanos quando a liberdade e a igualdade religiosas foram questionadas. Participou de diversos eventos sobre o diálogo inter-religioso representando a Igreja Adventista e, com freqüência, dá conferências sobre o princípio da Laicidade do Estado na sua relação com a liberdade religiosa, a liberdade de consciência e assuntos de bioética religiosa ligados aos direitos sexuais e reprodutivos, tomando parte como consultor de incidência política sobre esses assuntos na frente das Assembléias Constituintes da Bolívia e do Equador.
Além, em 2008-2009 desempenho se como conselheiro legal no “Grupo de Trabalho Racimos de Ungurahui”, instituição consagrada à defesa e à promoção dos direitos humanos de Povos Indígenas da Amazônia peruana e ao acompanhamento legal da luta desses povos em defesa de sua vida e de sua cultura ameaçada pela destruição dos seus territórios por indústrias extrativas.
Contacto: marcohuaco arroba hotmail.com
|