spacer
spacer search

marcohuaco.com
MANUS HOEC INIMICA TYRANNIS

Search
spacer
"He jurado ante el altar de Dios, hostilidad eterna hacia toda forma de tiranía sobre la mente del hombre". James Madison, 1776.

Sobre el autor arrow Portugues

Sobre o autor Imprimir E-Mail

Sobre o autor

ImageMarco Antonio Huaco Palomino obteve o título de Advogado pela Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, com a defensa da Tese "A Liberdade Religiosa como Princípio e como Direito na Ordem Jurídica peruana. Análise comparada e perspectivas", depois de 4 anos de pesquisas e aprovada pelo Júri com qualificação 18/20 e recomendação oficial de publicação (*). Sua Tese foi publicada parcialmente como livro pelo Fundo Editorial da Universidade de San Marcos e recompensada com o primeiro lugar do prestigioso "Prémio François Bourricaud ao Jovem Pesquisador das Ciências Humanas e Sociais” (2007) organizado pela Embaixada da França no Peru, pela Assembléia Nacional de Reitores e o Conselho Nacional de Ciência e de Tecnologia e patrocinada por instituições acadêmicas franco-peruanas e francesas; concursos que recompensa a melhor tese universitária de graduação ou pós-graduação a nível nacional. Ha concluído estudos de Mestrado em Ciências Sociais de lãs Religiões no la Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional Mayor de San Marcos.

Como líder universitário e ativista político ao longo da convulsionada década de 90, conduziu então – desde a Presidência da Federação de Uniões dos Estudantes de San Marcos e o Secretariado Geral do Centro Federado da Faculdade de Direito – a oposição estudantil de San Marcos contra a ditadura nascente fuji-montesinista, o que lhe custou uma perseguição política pelas autoridades impostas pela ditadura.

Ao final de sua carreira universitária reencontrou-se com as suas raízes cristãs e deixando a sua filiação ideológica marxista passou a fazer parte da "Igreja Adventista do Sétimo Dia", o que fez sem renunciar ao seu interesse por assuntos públicos. Devido à sua trajetória pessoal específica interessa-se especialmente por assegurar as garantias plenas para o exercício das liberdades de pensamento, de consciência e de religião no âmbito do Estado plenamente laico e democrático.

Convencido da função crítica que lhe corresponde como jurista, além de posições confortáveis ou politicamente corretas ele tem publicado livros sobre o tema (lea el ultimo), diversos artigos de opinião e pesquisas nas quais propõe uma perspectiva aconfessional e laica sobre as matérias controversas dos direitos sexuais e reprodutivos, da liberdade religiosa e as relações entre os grupos religiosos e o Estado chegando a apresentar na qualidade de cidadão uma proposta sobre a Laicidade do Estado publicada na Página Web do Congresso da República no âmbito do debate constitucional do ano 2002. Isso valeu-lhe alguns ataques de associações fundamentalistas e sectárias opostas ao estabelecimento de um modelo de Estado Laico não-discriminatório.

Como advogado, foi conselheiro legal da Agência Adventista de Desenvolvimento (ADRA- Peru), ensinando na Universidade Adventista União Peruana e tem aconselhado diversos casos de direitos humanos quando a liberdade e a igualdade religiosas foram questionadas. Participou de diversos eventos sobre o diálogo inter-religioso representando a Igreja Adventista e, com freqüência, dá conferências sobre o princípio da Laicidade do Estado na sua relação com a liberdade religiosa, a liberdade de consciência e assuntos de bioética religiosa ligados aos direitos sexuais e reprodutivos, tomando parte como consultor de incidência política sobre esses assuntos na frente das Assembléias Constituintes da Bolívia e do Equador.

Além, em 2008-2009 desempenho se como conselheiro legal no “Grupo de Trabalho Racimos de Ungurahui”, instituição consagrada à defesa e à promoção dos direitos humanos de Povos Indígenas da Amazônia peruana e ao acompanhamento legal da luta desses povos em defesa de sua vida e de sua cultura ameaçada pela destruição dos seus territórios por indústrias extrativas.
É Presidente Fundador do Instituto Pro Liberdade Religiosa e de Assuntos Públicos (PROLIBRE), membro da Ordem dos Advogados de Lima e do Seminário Interdisciplinar de Estudos da Religião (SIER) da Pontifícia Universidade Católica do Peru.

Atualmente ele se encontra fazendo um Mestrado em Direitos Humanos no Institut des Hautes Études Européennes (IHEE) de la Universidade de Strasbourg, França.

Contacto: marcohuaco arroba hotmail.com

spacer
Menú Principal:
Sobre el autor
Sígueme en Facebook
CCSS de la Religión
Derechos Humanos
Política y Sociedad
Publicaciones
Enlaces
Descargas

Languages

English
Español
Portugues
Français
Administrator
Nuevo libro
Visitantes en línea:
Hay 27 invitados en línea
Estadísticas
Miembros: 6617
Noticias: 37
Enlaces Web: 113
Visitantes: 727029
HOY: Jueves, 25 de mayo de 2017 - 10:31 am
Copyright 2017. Todos los derechos reservados.
spacer